Linus Pauling nasceu em 28 de fevereiro de 1901, pelas redondezas de Portland, na pequena comunidade de Oswego. Quando tinha cinco anos, sua família se mudou para Condon, no Oregon, a cidade natal de sua mãe. Local onde Linus foi a escola local, ao ginásio em Washington, e recebeu seu diploma em Quimica pela Oregon Agricultural College, hoje Universidade Estadual do Oregon.
O único período de dificuldade e problemas para a sua família foi quando seu pai, que desde o início acreditava no potencial de Pauling, morreu inesperadamente de úlcera, deixando o filho de apenas 9 anos.
Durante a década seguinte, Linus transformou seu campo e estabeleceu as fundações da química morderna. Antes de Pauling, a química era um amontoado de acertos e erros empíricos, desunidos por uma coleção de teorias pequenas e semi-coerentes. Seu famoso livro: A natureza da ligação química (The Nature of the Chemical Bond), publicado em 1939, colocou as bases da Ligação Covalente entre átomos, para formar as moléculas e assim, fornecendo a nova base unificadora que estabeleceu a era de ouro da química sistemática.
Pelas próximas duas décadas, ele estendeu suas investigações a biologia, onde pode-se afirmar sem exagero que Pauling fundou a biologia moderna.
Linus Pauling conquistou dois prêmios Nobel em sua vida: um por química, em 1954. E outro pela Paz em 1962.
Linus escreveu sobre a liberdade humana e dignidade sobre a democracia e os direitos políticos aos 16 anos. Quando jovem, poderia-se supor que ele se tornaria um novo John Locke ou Rousseau. Com Ava Helen, sua esposa, Pauling assumiu posições corajosas em muitos assuntos importantes, particularmente aqueles relacionados a ciência, tecnologia e o futuro da humanidade. E foi por este trabalho que ele recebeu o prêmio Nobel da Paz.
Foi um pesquisador ativo até a sua morte, quando atuava como Diretor de Pesquisa no Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, em Palo Alto.
Morreu aos 93 anos, em 20 de agosto de 1994, após viver uma importante carreira profissional, que tanto contribuiu para as descobertas químicas, e ainda complementada por intensa atividade de caráter humanitário na sociedade civil.
Linus ainda criança .
Trabalhos e Obras :
Linus também estudou a estrutura da hemoglobina, e pigmento vermelho das células do sangue. Estudou como ela consegue efetuar a troca de oxigênio e carbono.
Graças a seus experimentos, criou a teoria que as anemias tinham origem em variações de aminoácidos localizados em algumas regiões específicas da molécula da hemoglobina.
O diagrama de Linus Pauling é um diagrama feito pelo químico Linus, para auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera Os subníveis são designados por letras: S, P, D e F . |
Graças a seus experimentos, criou a teoria que as anemias tinham origem em variações de aminoácidos localizados em algumas regiões específicas da molécula da hemoglobina.
"A Natureza das Ligações Químicas", publicada em 1939, onde priorizou as bases da Ligação Covalente entre átomos, para formar as moléculas.
Linus teve descobertas também na medicina, onde priorizou o estudos sobre a Vitamina C . Descobrindo a sua importância no tratamento de doenças como a gripe e ações antioxidantes, sem falar na principal descoberta dele sobre o assunto, que a vitamina C concentrada no corpo poderia impedir a duplicação do vírus HIV (aids).
Linus integra a lista dos 20 maiores cientistas da história . Uma de suas citações mais famosas, é :
" A melhor maneira de ter uma boa idéia é ter várias boas idéias . "
Linus sempre priorizou as pesquisas e estudos, do que formulas e experimentos matemáticos . |
Uma das maiores obras de Linus, foi por ser pioneiro na aplicação da Mecânica Quântica em química. Em 1954 foi premiado pelo seu maior trabalho no ramo Ligações químicas .
Observou também, a estrutura das proteínas, sendo um dos fundadores da Biologia molecular .
Um vídeo demonstrativo sobre o trabalho de Linus Pauling sobre as propriedades Antioxidantes da Vitamina C nos alimentos .
Equipe : Matheus Machado
Camile Onofre
Rebeka Monteiro
Maria Tereza
Equipe : Matheus Machado
Camile Onofre
Rebeka Monteiro
Maria Tereza
Bibliografia : http://educacao.uol.com.br/biografias/linus-pauling.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Linus_Pauling
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Pauling
http://www.exatas.com/quimica/pauling.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário