Biografia de Niels Bohr
Niels Bohr foi um físico dinamarquês nascido em 1885. Doutorou-se em Física em 1911 e no ano seguinte foi colaborar com Rutherford no seu laboratório em Manchester, onde se dedicou à resolução do principal problema do modelo atómico de Rutherford: segundo a Teoria Clássica do Electromagnetismo de Maxwell, uma carga eléctrica a mover-se numa órbita fechada irradia ondas electromagnéticas pelo que perde continuamente energia; assim, considerendo o modelo de Rutherford, o átomo colapsaria ao fim de algum tempo pois o electrão acabaria por cair no núcleo. Para solucionar este problema, Bohr constrói um novo modelo, também nuclear, concordante com os resultados experimentais, nomeadamente a estabilidade do átomo e os espectros atómicos descontínuos e, simultaneamente, que não colocasse em causa a Teoria Clássica do Electromagnetismo.
Em 1922 é-lhe atribuído o Prémio Nobel da Física pelo estudo da estrutura atómica e da radiação.
Contribuições Científicas
Quando Bohr ainda estava na faculdade, um desafio da instituição o levou a pesquisar sobre a tensão da superfície provocada pela oscilação de jactos fluídos. Na pesquisa para o seu doutorado, Bohr aprofundou-se nas implicações da teoria quântica de Planck. Em 1912, Bohr começou a trabalhar no laboratório de Rutherford, lá trabalhou na pesquisa sobre a absorção dos raios alpha.
Em 1913, dois anos após sua licenciatura, Niels Henrick David Bohr aplicou a teoria da quantificação aos elétrons do modelo atômico de Rutherford, conseguindo assim a interpretação de algumas das propriedades do hidrogênio e a estrutura do sistema periódico dos elementos. No mesmo ano, Bohr conseguiu formular um novo modelo atômico. Em 1922, Bohr escreveu o livro “The Theory of Spectra and Atomic Constitution”, cuja segunda edição foi publicada em 1924.
Em 1933, juntamente com seu aluno Wheeler, Bohr aprofundou a teoria da fissão, evidenciando o papel fundamental do urânio 235. Estes estudos permitiram prever também a existência de um novo elemento, descoberto pouco depois: o plutónio. Em 1934, publicou o livro “Atomic Theory and the Description of Nature”.
Em 1937, Bohr defendeu a fissão do urânio. Segundo a interpretação que ele defendera, um núcleo atômico de massa instável era como uma gota de água que se rompe. Um ano depois, Bohr ocupou o cargo de consultor de laboratório de energia atômica de Los Alamos, onde iniciavam os estudos sobre a bomba atômica. Ele, sabendo a gravidade da construção da bomba, tentou interferir e dirigiu-se a Churchill e Roosevelt, mas a tentativa foi em vão. Em agosto, uma bomba atômica destruiu a cidade de Hiroshima. Três dias depois, foi lançada uma bomba em Nagasaki.
Fotos com legendas
Modelo Atômico de Rutherford:
Modelo do átomo de Bohr:
Niels Bohr criança:
Niels Bohr adulto:
Niels Born velho:
Niels Bohr (na direita) com seu irmão Harald:
O modelo atômico de Niels Bohr:
Veja abaixo um vídeo sobre Bohr
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Niels_Bohr
www.seara.ufc.br/cientistas/bohr.htm
www.nobelprize.org/nobel.../bohr-bio.html
Breno Feijó
Isabel Azevedo
João Victor Vasconcellos
Juvêncio Viana
Letícia Garcia
Lícia Melo
www.seara.ufc.br/cientistas/bohr.htm
www.nobelprize.org/nobel.../bohr-bio.html
Equipe
Alice MelloBreno Feijó
Isabel Azevedo
João Victor Vasconcellos
Juvêncio Viana
Letícia Garcia
Lícia Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário