Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Avogadro

 
Briografia:
Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, conde de Quaregna e Cerreto, naceu em Turim, 9 de Agosto de 1776 e morreu em 9 de Julho de 1856, foi um advogado e físico italiano, um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas. É mais conhecido por suas contribuições para a teoria molecular. Em sua homenagem, o número de entidades elementares (átomos, moléculas, íons, ou outra partícula) presentes em 1 mol dessa substância, é conhecido como constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 × 1023.
Seu pai, Conde Filippo Avogadro, foi um célebre advogado, sendo eleito presidente do senado de Piemonte em 1779. Foi para a escola de Turim, seguir carreira de advogado eclesiástico. Formando-se em bacharel em 1792, com 16 anos. 4 anos depois defendeu seu doutorado. Mesmo tendo uma carreira de sucesso na advocacia (fora secretário da prefeitura de Eridano) Avogadro se interessava pelas Ciências Naturais. Ainda como secretário da cidade de Eridano, Avogadro começou a estudar Ciências por conta própria: Física e Química. Em 1809 passou a lecionar física no Realle Collegio de Varcelli. Em 1820 ingressa na Universidade de Turim como responsável pela cadeira de física. Trabalhou por 30 anos lá, período em que boa parte de sua obra foi publicada.
Elaborou a Hipótese de Avogadro, que dizia: "Volumes iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de moléculas".


Avogadro adulto.


Contribuição científica:
Amedeo Avogadro descobriu a constante de Avogadro, que é uma constante física fundamental que calcula o número de entidades elementares, como átomos, moléculas, elétrons, íons e outras partículas. Essas entidades elementares são chamadas de mols.
Representação de mols em uma substância.


        A constante de avogadro é definida a partir do número de átomos do isótopo 12 do carbono e o valor desse número é aproximadamente 6,02 x 10²³ por mol.

Número de Avogadro.


        Historicamente, o carbono-12 foi escolhido como substância de referência porque sua massa atômica podia ser medida de maneira bastante precisa.

        Com a massa em gramas e a massa atômica do elemento, pode-se calcular o número de mols de uma substância.

        Além dessa constante para os sólidos e liquidos, Avogadro também descobriu uma constante para os gases, que é igual a 22,4 litros por mol. Se Nitrogênio  e Oxigênio encontram-se à 1 atm num recipiente de 22,4 L e a 0°C (273,15 K), o número de mols de ambos será igual a 1.

Constante para os gases.


        Seu artigo foi publicado em 1809 e dizia que todos os gases se expandiam com o almento da temperatura, porém, eles se expandiam na mesma proporção, independente do tipo de gás estudado. Então ele tirou a conclusão de que todos os gases nas condissões normais de temperatura e pressão, tem o mesmo número de partículas por unidade de volume.

Avogadro disse “Volumes iguais de gases, medidos na mesma pressão e temperatura, contém o mesmo número de partículas”, e isso ficou conhecido como a lei de Avogadro.
Imagem mostrando que em um mol de vários gases na mesma temperatura e mesma pressão em um volume de 22,4L, tem o mesmo número de moléculas.






http://www.qmc.ufsc.br/quimica/pages/aulas/gas_page2.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Constante_de_Avogadro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amedeo_Avogadro

Equipe:
Alex Alves
Arthur Carvalho
Carlos Alexandre
Pedro André
Samuel Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário