Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Proust

                                                      Biografia

Joseph Louis Proust nasceu em Angers, França, em 26 de Setembro de 1754 sendo, portanto, compatriota de Lavoisier. Filho de um farmacêutico, estudou Química e Farmácia, tornando-se chefe de farmácia do Hospital de Salpêtrière, em Paris. Então realizou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alúmen. Em 1789, fugindo da Revolução Francesa, mudou-se para a Espanha, onde lecionou nas academias de Segóvia e Salamanca e trabalhou nos recém-instalados laboratórios do Rei Carlos IV, em Madri. Depois, estudou muitos minerais espanhóis e descobriu o processo de extração do açúcar da uva. Em 1801 formulou sua famosa Lei de Proporções Definidas, que foi duramente combatida por outro eminente químico francês, Claude Louis Berthollet, durante oito anos, por cartas e artigos escritos em jornais. Bethollet achava que as composições de muitos compostos não eram constantes, mas Proust conseguiu provar que Bethollet falhava por não purificar suficientemente seus compostos e por cometer erros em suas análises químicas.  Em 1808, o laboratório onde Proust trabalhava foi destruído pelas tropas francesas que haviam invadido a Espanha. Isso o forçou a retornar para a França. Neste mesmo ano, reconheceu-se que a razão estava com Proust, e sua lei, sem dúvida, ajudou a fortalecer na Química a ideia do átomo de Dalton. Por seus trabalhos cuidadosos de purificação e análise de compostos químicos, Proust é considerado um dos fundadores da Análise Química. Em 1816, ele foi chamado para a Academia de Ciências da França e logo depois se retirou para sua cidade natal, Angers, onde faleceu a 5 de julho de 1826.


                                                                   Joseph Louis Proust




                                          Os experimentos de Proust influenciaram na teoria atômica


                     



                          Experimentos e Contribuições científicas

Proust criou a Lei das Proporções definidas, que estabalece que: Independentemente do modo que se prepara um composto, ou de sua fonte de obtenção, os elementos constituintes da substâncias combinam-se sempre na mesma proporção em massa.


 
A lei de Proust é a garantia da proporcionalidade entre as massas das substancias reagentes e dos produtos numa reação química; por isso, é denominada lei das Proporções Definidas.
Essas leis, na indústria e no laboratório, servem tanto para calcular a quantidade de reagentes no preparo de substancias como a quantidade de produtos que deverão ser obtidos.
 
Através de análises de inúmeras substâncias adquiridas por diferentes processos foi possível verificar que uma mesma substância tem sempre a mesma composição qualitativa e quantitativa. Por exemplo, qualquer amostra de água apresenta sempre 88,9 % de oxigênio e 11,1 % em massa de hidrogênio combinados na mesma proporção.

Proust realizou vários experimentos, e conclui que a água  é formada de hidrogênio e oxigênio, sempre na proporção constate de 1/8 em massa.
 
A lei de Proust foi estudada e aprovada, e posteriormente estendida a qualquer reação química.
 
Proust também estudou analiticamente dois óxidos de estanho e dois sulfuretos de ferro, provando que eram compostos distintos e provando a não existência de substâncias com composição intermédia.
 
Mais tarde, Proust influenciou na teoria atômica de Dalton.
 
 
 
                                              Exemplo da Lei das Proporções Definidas
 
 
 
 
                                             
                                                   Experimento ilustrando a Lei de Proust






                                        Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Louis_Proust

http://allchemy.iq.usp.br/metabolizando/beta/01/proust.htm

http://educacao.uol.com.br/biografias/joseph-louis-proust.jhtm

http://www.colegioweb.com.br/quimica/consequencias-da-lei-de-proust.html



Equipe: 9º 3º Ingrid Honorato, Isadora Lobão, João Victor Ferreira, José Edvar, Mateus Maia, Renato Limongi e Victória Dias.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário